Financiamento especial permitirá reforma de imóveis em áreas de tombamento histórico

postado em: Fique por dentro | 0

varadouro-joao-pessoaQuem tem um imóvel com problemas estruturais ou precisando de uma reforma, localizado em determinadas áreas do Centro Histórico de João Pessoa, poderá solicitar um financiamento para recuperá-lo. No próximo dia 24, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, em parceria com o Ministério da Cultura, lançará um edital para o financiamento a juros baixos destinado exclusivamente para reformas nesse tipo de imóvel.

O Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados não é destinado para aquisição ou reforma de prédios novos, ele atende apenas reforma de imóveis que estejam em área de tombamento federal ou no entorno. “Os juros do financiamento são muito baixos e ele só começa a ser pago seis meses após a conclusão da obra. O prazo é de até 15 anos”, esclarece a diretora de planejamento da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP), Rosângela Régis Toscano.

A recuperação busca a adequação de imóveis de diversos usos ao seu propósito, resguardando, ao mesmo tempo, a integridade e seus valores culturais. A Prefeitura e o pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) analisarão o projeto arquitetônico, o cronograma e o orçamento da obra.

O financiamento pode ser solicitado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas e pode incluir desde a recuperação de fachadas e coberturas, até a melhoria da estrutura, projetos de restauração, instalações elétricas e hidrosanitarias. Quem tiver renda mensal inferior a três salários mínimos poderá receber um adiantamento de 25% do orçamento total para cobrir os gastos do início do serviço.

Rosângela lembra que o valor das parcelas do financiamento não pode ultrapassar 20% da renda bruta familiar do proponente. Os custos das análises realizadas pelo banco serão pagos pelo IPHAN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.